tendências

Uma macrometrópole na zona sul Bairro11 jun 2019

Uma macrometrópole na zona sul

O entorno do Raiz São Paulo concentra a conveniência de diversos serviços e o fácil acesso às demais regiões da cidade

Por Renata D’Elia

Um pedacinho especial com o jeito acolhedor dos bairros e a conveniência das grandes cidades: assim é o entorno do Raiz São Paulo, primeiro condomínio resort da cidade, localizado numa área nobre da capital. O empreendimento fica bem em frente ao Shopping Boa Vista e está na charmosa região do Alto da Boa Vista, com opções completas de serviços à disposição. Ele é vizinho de importantes avenidas como Adolfo Pinheiro e Washington Luís, além de estar a poucos minutos de carro da Marginal Pinheiros e da Avenida Santo Amaro. Todas essas vias garantem o fácil acesso ao Centro e às demais regiões da cidade.

O Raiz São Paulo também fica a poucos minutos de carro do Aeroporto de Congonhas e está a apenas 7 minutos a pé da estação de metrô Adolfo Pinheiro. Ela faz parte da Linha Lilás, já integrada com as linhas azul e verde do metrô, garantindo trajetos rápidos até áreas importantes como a do Morumbi, a de Pinheiros e a da Avenida Paulista. Como se não bastasse, diversas linhas de ônibus que servem a vários pontos da cidade estão a apenas 100 metros do empreendimento. É muito cômodo se locomover tanto para quem vai de carro, quanto para quem vai de transporte público, seja para trabalhar, estudar, fazer compras ou ter qualquer atividade de lazer. Quem quiser pedalar também se dá bem: a região é quase totalmente plana e a ciclofaixa da Rio Pinheiros está a apenas 9 minutos de bicicleta.

“Essa região tem uma característica romântica e antiga de cidade, com um comércio de rua bastante agradável e que tende a se sofisticar nos próximos 5 anos. É uma localização farta em serviços, porém com baixa densidade populacional e pouco trânsito em comparação a outros bons bairros da capital”, explica o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa, sócio-diretor da consultoria TC Urbes. Segundo ele, o fato de pertencer à Subprefeitura de Santo Amaro, que também compreende a área do Aeroporto de Congonhas, dá à região uma importância estratégica.

“Por ser uma região tão bem servida, o potencial de valorização do m2 local é bastante alto. Quem mora aqui tem bastante autonomia e se conecta facilmente não apenas com o restante da cidade, mas também com todo o Brasil pela proximidade com o aeroporto”, completa Ricardo. 


Autonomia e transporte fácil: heranças históricas

A região do Raiz São Paulo tem grande importância histórica e foi fundada pelos jesuítas em 1552. Em 1832, a então Vila de Santo Amaro foi elevada ao status de município, abrangendo um grande território que se conectava à capital pela Avenida Santo Amaro. Em 1886, foi inaugurada a linha de trem conectando as duas cidades, sendo que este caminho se aproximava do que hoje se tornou o trecho sul da Linha Azul do Metrô. Em 1913, os trens foram substituídos pelos charmosos bondes e a região foi ganhando cada vez mais importância política e geográfica com o anúncio da construção do Aeroporto de Congonhas. Como resultado, ela foi incorporada novamente a São Paulo em 1935.

A estação ferroviária e a proximidade com as represas Billings e Guarapiranga também atraíram indústrias nacionais e multinacionais – muitas delas estão até hoje na área, oferecendo milhares de empregos e consolidando o local como um importante pólo econômico. Essa presença industrial também ajudou a desenvolver a cadeia de comércio e o setor de serviços, com escolas, universidades, hospitais, parques, shopping centers, lojas de rua, academias, várias opções gastronômicas, o Mercado Municipal de Santo Amaro e até mesmo uma unidade do Poupa Tempo. “Tudo isso traz à região as características de uma macrometrópole, com vida própria e muitas oportunidades”, afirma Ricardo Corrêa.

Fácil acesso à região da Berrini

O Raiz São Paulo tem o trunfo extra de estar a poucos minutos da região das avenidas Chucri Zaidan e Luis Carlos Berrini. Neste eixo, concentram-se 24% do estoque de escritórios de alto padrão da capital, com cerca de 7 mil empresas e 74 mil postos de trabalho segundo dados da empresa de análise de mercado Neoway. Do Raiz São Paulo, o acesso à região é fácil tanto de carro, quanto de bicicleta ou pelo transporte público. O Morumbi Shopping, ponto de referência local, fica a cerca de 30 minutos (em média) no trajeto de carro.